Libido Sexual
Saúde e Bem-estar

O que é a Libido Sexual?

Libido é o nome que se dá ao desejo sexual, que faz parte do instinto do ser humano, mas que pode ser influenciado por questões físicas ou emocionais, e, por isso, pode estar aumentado ou diminuído em algumas pessoas, em determinadas fases da vida.

O desejo sexual é parte da sexualidade da pessoa, contudo varia substancialmente de uma pessoa para outra, e de acordo com as circunstâncias num determinado momento.

Não há nenhuma medida que defina um nível de libido saudável.

É amplamente sabido que as mulheres, ao contrário dos homens, dão mais valor à conexão emocional como chama para aumentar o desejo sexual.

A libido sexual das mulheres é também fortemente influenciada por factores sociais e culturais.

As mulheres atingem o pico de apetite e maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade.

Componentes da libido

A libido tem componentes biológicas, psicológicas e sociais.

  1. Componente Biológica – os níveis de hormonas como a testosterona são reconhecidos por afeCtar o desejo sexual;
  2. Componente Social – família, religião, nível socioeconómico, também têm impacto;
  3. Componente Psicológica – a libido está interligada à personalidade, às relações ou ao stress.

Diminuição da libido

Na mulher, a falta de desejo sexual, ou a diminuição da libido é relativamente comum, atingindo tanto mulheres jovens como aquelas em fase pré e pós-menopausa.

No entanto, estima-se que o baixo desejo sexual possa estar presente entre 25% a 53% das mulheres de 25 a 70 anos, em condições sócio-económicas diversas, nível cultural baixo ou elevado, em diferentes etnias, vivendo em zonas urbanas ou rurais.

Esta queixa de ‘baixo’ desejo sexual é sempre uma das principais queixas da mulher, seja em consulta com seu médico ginecologista, seja quando solicita orientação do endócrinologista, pois está usualmente associado a um problema ‘hormonal’.

De facto, uma fraca libido pode causar problemas no relacionamento íntimo do casal e consequentemente, na mulher.

Usualmente a diminuição de atracção sexual pelo parceiro é multi-factorial podendo estar relacionado com diversos fatores.

Fatores que poderão afetar a libido feminina:

  • Stress
  • Pré e Pós Menopausa
  • Toma de alguns tipos de Medicamentos (por exemplo, anti-depressivos)
  • Estilo de vida acelerado
  • Alterações bruscas de peso
  • Período após o parto
  • Condições/Intervenções médicas
  • Problemas de relacionamento com o parceiro

Estudos científicos têm demonstrado que a libido é, muitas vezes, o primeiro aspecto da vida da mulher a ser afectado quando a mulher está sob stress.

Para muitas mulheres (e parceiros) um declínio do apetite sexual pode ser um problema enorme e até mesmo colocar a relação sob pressão.

Embora seja bastante comum durante a menopausa, mulheres mais jovens podem ver a sua libido diminuir como resultado do stress, uma dieta pouco saudável, ganho de peso, problemas psicológicos entre outros factores. Nas mulheres, a falta de libido também pode ser causada pela dificuldade em se atingir o orgasmo ou de ficar excitada, o que dificulta o contacto íntimo devido à falta de lubrificação da vagina, e pode causar dor durante a relação sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *